Radha Paudel, Founder/Director of Radha Paudel Foundation was in Porto, Portugal from March 23 to March 26, 2018. She had a speaker in University Do Porto where the dear Excellence Rector of the University welcomed her and appreciated her efforts to unpack the menstrual issues in Nepal and Beyond. Likewise, the Excellence of Consul Mrs for Nepal addressed the program. All in all, she spoke about urgency and importance of dignified mens
truation, activism in Nepal, challenges and opportunities among rural women in Nepal. She spoke with four different media as well as conference with the three different NGO associations; GRAAL, Portuguese Platform for Women’s right. The entire program was lead and manged by ‘Real Man’ Mr. Luis Côrte-Real.
Here, attached few links and news for reference.
1. https://www.jn.pt/mundo/videos/interior/radha-paudel-penso-sempre-em-salvar-uma-menina-apenas-uma-menina-9210858.html
Radha tinha 14 anos quando fugiu ao destino de nascer mulher num Nepal pobre e tradicional. Desde os sete que sabia de cor como eram tratadas as mulheres da família durante o ciclo menstrual. Viu todas as irmãs serem depositadas em abrigos de vaca para não contagiarem a casa com o “sangue sujo, impuro, contaminado” com
que a Natureza as brindou e que a “ignorância e a tradição” castigaram. Quando lhe veio o período pela primeira vez, fugiu.
A ativista vai ser a oradora principal de duas conferências, que terão lugar na Reitoria da U. Porto, às 15.30 horas deste sábado, e na Casa de Allen, às 17 horas de domingo. A primeira sessão contará com a presença do Reitor da Universidade, Sebastião Feyo de Azevedo, e da Cônsul do Nepal em Portugal, Maria Teresa Cruz, e é organiz
ada por um grupo de “Amigos Solidários” de Radha Paudel que, num curto espaço de tempo, fez mover mundos e fundos para trazer a ativista a Portugal.
O movimento surgiu na sequência de um trabalho publicado pelo Jornal de Notícias, intitulado “Sangue Sujo”. A c
onferência tem o apoio do GRAAL – Movimento Internacional de Mulheres Cristãs e do G.A.S. Porto – Grupo de Ação Social do Porto, e está aberta à comunidade em geral.
2. https://www.rtp.pt/noticias/pais/radha-paudel-em-portugal-para-falar-de-discriminacao-das-mulheres-nepalesas_v1066010
A ativista nepalesa Radha Paudel está em Portugal para falar sobre a discriminação que as mulheres do Nepal sofrem quando estão menstruadas, por serem consideradas impuras.
Apesar de, no ano passado, ter sido aprovada uma lei no Nepal que impede que is
to aconteça, 95 por cento dos nepaleses ainda isolam as mulheres, quando elas estão com o período.
Radha Paudel vai participar numa co
nferência na reitoria da Universidade do Porto e numa tertúlia na Casa de Allen, este fim de semana, para falar da condição da mulher nepalesa.
3. https://noticias.up.pt/u-porto-recebe-ativista-contra-a-discriminacao-de-genero-no-nepal/É sobre a prá
tica de chhaupadi no Nepal que se vai falar no próximo dia 24 de março, sábado, às 15h30, na Reitoria da
U.Porto. Radha Paudel, ativista nepalesa reconhecida internacionalmente pelo trabalho contra a discriminação de género, é a oradora principal da conferência “A condição da mulher hoje: a prática de ‘chhaupadi’ no Nepal”.
Na sessão, que conta com a presença do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e da Cônsul do Nepal em Portugal, Maria Teresa Cruz, será abordada a prática, comum nos países de crença hindu, de expulsar de casa as mulheres e adolescentes durante o seu período menstrual, por se considerarem “impuras”.
Helena Vilaça, professora na Faculdade de Letras da U.Port
o (FLUP), inicia a sessão com uma conversa sobre “A mulher, religião e cultura no ocidente”. O objetivo é lançar para debate as questões que separam os dois lados do mundo, especialmente no que toca à igualdade de género.
Radha Paudel vai partilhar o seu testemunho como vítima desta prática, relatando na primeira pessoa as experiências das mulheres nepalesas durante o chhaupadi. Experiências como as sofridas pelas próprias mãe e irmãs – obrigadas a permanecer em abrigos de vaca durante o ciclo menstrual para “não contagiarem a casa” – e que impeliram Radha Paudel a fugir a este destino e a criar uma fundação para consciencialização da opinião pública para esta questão [ver programa completo].
Ainda que tenha sido oficialmente proibida em 2005 pelo Supremo Tribual do Nepal, relatórios da ONU confirmam que a prática de chhaupadi é ainda uma realidade naquele país. No entanto, graças ao trabalho de ativistas como Radha Paudel, o Nepal prepara-se para criminalizar esta prática a partir de agosto de 2018.
A conferência é organizada por um grupo de “Amigos Solidários” de Radha Paudel, com o apoio do GRAAL – Movimento Internacional de Mulheres Cristãs e do G.A.S. Porto – Grupo de Ação Social do Porto, e está aberta à comunidade em geral.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.